quarta-feira, fevereiro 08, 2006

Carta de Nietzche para Lou Salomé

Cara Lou,

(...) Tens em mim o maior defensor, mas também o mais impiedoso juiz... De volta a Orta, decidira revelar toda a minha filosofia a ti. Oh! Não tens idéia do vulto dessa decisão: acreditei que não podia ter presenteado melhor a ninguém...
Naquela época, eu tendia a considerar-te uma visão e manifestação do meu ideal terreno. Por favor, observa que tenho uma péssima visão!
Penso que ninguém consegue pensar melhor em ti, mas tampouco pior.
Caso tivesse te criado, conceder-te-ia melhor saúde e muito além daquilo que é bem mais valioso... e talvez um pouco mais de amor por mim (embora isto não tenha a menor importância) e o mesmo se daria com o amigo Rée. Nem contigo nem com ele consigo proferir uma só palavra sobre questões de meu coração. Imagino que não tens idéia do que desejo? – mas este silêncio forçado é quase sufocante, porque gosto de vocês.

FN


*Carta de Frederich Nietzche para Lou Salomé de dezembro de 1882


Nenhum comentário: